A easyJet, a maior rede europeia de transportes aéreos, confirma que foi atribuído um Certificado de Operador Aéreo (COA) pela Austro Control e uma licença de operação da companhia aérea pelo Ministério Federal dos Transportes, Inovação e Tecnologia da Áustria (bmvit), o que significa que a easyJet Europe está operacional.

A primeira aeronave registada na easyJet Europe, OE-IVA, operará de Londres-Luton para Viena, partindo de Luton 07:00 horas do Reino Unido e aterrando às 10:35 da hora local de hoje.

A easyJet irá preparar o novo registo das restantes aeronaves, cerca de 110 aviões, que são necessários para as operações baseadas na UE da easyJet Europe nos próximos dois invernos. Este processo será concluído antes do Reino Unido sair da UE.

O principal local de negócio da easyJet Europe será em Viena e a equipa de gestão da easyJet Europe terá o completo controlo operacional e supervisão financeira da empresa. Thomas Haagensen, atualmente diretor de país da easyJet para a Alemanha, Áustria e Suíça, foi nomeado como Diretor Geral da easyJet Europe.

Carolyn McCall, CEO da easyJet:

"O anúncio de hoje é o resultado de um processo de regulamentação detalhado e abrangente na Áustria e tenho o prazer de confirmar que a easyJet Europe agora está a fazer o seu primeiro vôo, que aterrará na sua nova sede, em Viena, esta manhã.

"O regulador de aviação da Áustria, o Austro Control, foi selecionado porque é o melhor para easyJet. O Austro Control tem uma abordagem rigorosa à regulamentação de segurança, contribuindo assim para o empenho da EASA em moldar o futuro da regulamentação de segurança, com ênfase na regulação baseada no desempenho. Gostaria de agradecer ao governo austríaco, bmvit e Austro Control pelo apoio durante este processo. Esperamos que esta seja uma parceria longa e bem-sucedida.

"A easyJet Europe possui uma equipa de gestão forte, liderada por Thomas Haagensen, que supervisionará a transferência dos aviões e pessoas. Assim se garantirá que a easyJet continue a operar voos em toda a Europa depois da saída do Reino Unido da UE ".

"Além disso, como todas as outras companhias aéreas europeias, continuamos a pressionar as autoridades com vista a obter um acordo de aviação entre a UE e o Reino Unido que, no mínimo, permita vôos entre a UE e o Reino Unido".

Thomas Haagensen, Diretor Geral easyJet Europe:

"À medida que o processo de registo das aeronaves da easyJet baseadas nos UE27 para o COA austríaco continua nos próximos meses, espero trabalhar com a equipa e com o Austro Control para garantir que as operações da easyJet Europe continuem a cumprir os mais altos padrões operacionais e de segurança".