A easyJet, líder Europeia europeia de transportes aéreos, continuou a registar um aumento do número de passageiros nos três meses que terminaram a 30 de Setembro de 2016. O número de passageiros destes três meses atingiu um número record de 22 milhões com uma forte taxa de ocupação de 93,9%. Os passageiros beneficiaram de baixas tarifas com um custo por assento em moeda constante a diminuir 8,7% durante o trimestre em comparação com o mesmo periodo de 2015.

A easyJet apresentou um forte desempenho num ambiente operacional difícil para todas as companhias aéreas Europeias e no último trimestre foi afectada por perturbações relevantes, flutuações na taxa de câmbio com impacto nos custos com viagens de férias, impacto na procura devido a atentados terroristas e a queda do preço dos combustíveis que continuaram a conduzir o aumento da capacidade do mercado.

A easyJet aumentou a sua capacidade em 6,1% no trimestre em comparação com o ano anterior, continuando a seguir a sua estratégia de longo prazo de vantagens competitivas através de posições de liderança nos aeroportos principais nas suas rotas de praia no verão e rede de cidades europeias.  

O custo por assento excluindo combustível em moeda constante é expectável decrescer em cerca de 1,1% em 2016, ligeiramente melhor que a previsão anterior. O custo por assento em moeda constante é expectável decrescer em 4,6%. A easyJet mantem-se muito focada em custos e continua a registar melhorias estruturais, tais como em manutenção e custos gerais. 

As significantes flutuações na taxa de câmbio desde o resultado do referendo na UE tem tido um impacto liquido negativo na empresa. As flutuações na taxa de câmbio são expectáveis impactar negativamente em cerca de £90 milhões comparando com o ano financeiro que terminou a 30 de Setembro de 2015, um aumento de £35 milhões desde 23 de Junho.

O custo com combustível para a segunda metade do ano financeiro é expectável diminuir em cerca de £75  a £80 milhões  comparando com os seis meses até 30 de Setembro de 2015.

 

Outlook

O lucro anual antes de impostos da easyjet é expectável atingir entre £490 a £495 milhões para o ano que terminou a 30 de Setembro de 2016. A taxa de imposto efectiva para o ano de 2016 vai ser de menos de dois dígitos, primeiramente devido ao benefício não recorrente decorrente do reconhecimento de impostos diferidos passivos à taxa de imposto de 17%, que vai ter um impacto positivo nos resultados por acção. A easyJet continua comprometida em entregar um dividendo anual baseado num “payout ratio” de 50% do lucro depois de impostos.    

A easyJet continua a ver o actual ambiente de mercado como uma oportunidade para construir e reforçar a sua posição estratégica a longo prazo. Como referido anteriormente, é expectável que a capacidade cresça cerca de 8% para o ano financeiro que termina a 30 de Setembro de 2017 Cerca de 45% dos lugares estão já vendidos para o primeiro trimestre, em linha com o ano passado. O resultado por assento no primeiro trimestre continua a decrescer ano após ano e actualmente é expectável que fique em linha com a redução verificada no quarto trimestre de 2016. O custo por assento excluindo combustível em moeda constante é expectável que aumente em cerca de 1% para o ano que termina a 30 de Setembro de 2017, reflectindo um aumento do investimento em resiliência operacional bem como poupanças de custos de longo prazo.

Isto exclui o impacto de uma série de operações de venda de aeronaves e de transacções de relocação, além dos custos extraordinários associados à configuração de um Air Operator's Certificate (AOC) europeu e alterações na estrutura organizacional, bem como o resultado das negociações em curso com os sindicatos. A easyJet mantém-se comprometida em manter o custo por assento no ano financeiro de 2019 igual ao do ano de 2015, excluindo combustível e a moeda constante com níveis nornais de perturbações. As flutuações cambiais vão continuar em 2017, sobretudo devido à libra mais fraca em relação ao dollar afectando o custo com combustível. O impacto cambial total esperado para o ano com fim a 30 de setembro de 2017 é de cerca de £90 milhões.

 

Comentando os resultados, Carolyn McCall CEO da easyJet, referiu:

“A easyJet continua a atingir números record de passageiros devido à sua ampla diversidade de destinos, de horários de voos e de tarifas. Temos vindo a ser desproporcionalmente afetados por eventos extraordinários este ano, mas a nossa excelente rede, controle de custos e iniciativas para gerar receitas e o nosso sólido balanço suportam a nossa confiança no negócio.

O ambiente que se vive actualmente é desafiante para todas as companhias aéreas, mas a história tem vindo a mostrar que é em tempos como estes que as companhias áreas fortes se tornam ainda mais fortes. É por isto que continuamos a investir para o sucesso do negócio no longo prazo, estabelecendo posições ainda mais fortes no mercado, prestando um serviço de excelência aos passageiros e criando novas oportunidade de receitas no futuro.” 

A easyJet vai divulgar os resultados anuais a 15 de Novembro de 2016 e vai dar mais detalhes sobre a sua performance.