A easyJet, companhia líder na Europa, anunciou hoje que irá testar um serviço de entretenimento a bordo pela primeira vez em parceria com a Rakuten, líder global em serviços de internet e e-commerce, e com a Immfly, um fornecedor de plataformas digitais a bordo.

Enquanto as companhias oferecem tradicionalmente ecrãs nas costas dos assentos, o ‘Air Time’ permitirá que os clientes easyJet se conectem a uma vasta oferta de entretenimento adequada a viagens de médio curso, incluindo séries e filmes, conteúdos para crianças, jogos e livros áudio, assim como informação sobre o voo e guias de viagem, nos seus próprios dispositivos. Além disto, o conteúdo estará disponível em diversas línguas incluindo Inglês, Alemão, Francês, Espanhol e Italiano e contará com outros serviços como tutoriais de língua e com conteúdos digitais relaxantes.

O portal de fácil utilização será acessível através do browser do dispositivo do utilizador que se irá conectar a uma rede sem fios a bordo enquanto está em modo voo. Para assegurar que os mais jovens estão protegidos, qualquer conteúdo com limitações de idade será claramente assinalado e os utilizadores terão de confirmar a sua idade para visualizar o conteúdo, tal como acontece nos grandes serviços de transmissão online.

‘Air Time’ estará inicialmente disponível em cinco aviões da easyJet a partir do outono, havendo planos para estender o serviço a toda a frota.

Andrew Middleton, Diretor de Receitas Complementares, comentou:

“O ‘Air Time’ irá permitir que, pela primeira vez, ofereçamos aos nossos passageiros entretenimento a bordo de forma a replicar a forma como este é consumido em casa.”

“Estamos encantados por estar a colaborar com parceiros inovadores como a Rakuten, que nos irá ajudar a fazer curadoria de conteúdos atrativos, e com a Immfly, que irá fornecer um serviço único de entretenimento a bordo da easyJet e uma plataforma com uma equipa de assistência dedicada ao cliente, assegurando que as tripulações possam continuar a conduzir um excelente serviço, focado na segurança, e hospitalidade a bordo.”

O fornecedor de conteúdos Rakuten será também o Patrocinador Oficial de Entretenimento do ‘Air Time’. Esta é a primeira vez que um grande fornecedor internacional de vídeo on-demand, a Rakuten TV, estará a oferecer serviços a bordo em rotas dentro da Europa. A Rakuten é também o principal Parceiro Global e Parceiro Global de Inovação e Entretenimento do FC Barcelona.

Arjen van de Vall, presidente da Rakuten Europe comentou:

"Rakuten está muito entusiasmada com a oportunidade de se associar à easyJet e apoiar a criação de uma proposta de entretenimento vencedora. Estamos confiantes de que a Rakuten trará valor acrescentado e criar uma oferta de alta qualidade através da plataforma Immfly, oferecendo o melhor em experiência de utilizador.”

Apenas alguns dos conteúdos de entretenimento disponíveis no 'Air Time' incluirão títulos de TV aclamados pela crítica, como Legion e a comédia Modern Family, bem como uma variedade de conteúdos familiares e hits de bilheteria.

Liderança digital

A companhia aérea lidera no uso da tecnologia mais recente para agilizar os processos pelos quais os passageiros passam. Atualmente, está a explorar aplicações que irão melhorar e aprimorar a experiência de self-service digital com um foco particular na voz. O Airport Explorer é uma aplicação em desenvolvimento que responde aos comandos de voz para ajudar os passageiros a localizar facilmente os diferentes serviços e instalações de um aeroporto. Em junho, a companhia aérea tornou-se a primeira a lançar uma opção para a Alexa, da Amazon, que permite aos passageiros verificar fácil e rapidamente o estado do seu voo, uma opção que conta com mais de 30 mil pesquisas. 

James Millett, Diretor de Digital e Marketing da easyJet, comentou:

“Nós olhamos para a tecnologia mais recente para melhorar as experiências de viagem dos nossos clientes em todas as etapas da sua relação com a easyJet, desde a pesquisa de voos ao momento em que chegam ao seu destino. Os anúncios hoje mostram um verdadeiro progresso e liderança nessa área”.

A easyJet liderou os recentes avanços no sector digital, com o objectivo de melhorar e simplificar as experiências dos passageiros. Um milhão de pessoas scanearam os seus passaportes no ano passado com o com o recurso à câmara do seu telemóvel, conseguindo um check-in significativamente mais rápido e fácil. 25% de todos os passageiros da easyJet escolhem agora ter seus cartões de embarque no telefone através da aplicação da easyJet, que pode ser usada em 125 aeroportos de toda a rede.

Na sequência de um anúncio feito no ano passado, a easyJet e a Founders Factory estão a trabalhar ativamente em conjunto para apoiar e gerir as novas empresas de tecnologia de viagens e co-criar anualmente duas novas empresas de viagens dentro do programa de incubadoras, durante cinco anos. A easyJet iniciou esta parceria estratégica com suporte para FLIO e LuckyTrip, duas startups de viagens especialmente atentas à experiência no aeroporto e à inspiração oferecida pelas viagens.