A easyJet atingiu um número de passageiros e uma taxa de ocupação recorde na época de verão de 2017
Espera-se que o lucro operacional antes de impostos esteja no limite superior do intervalo de previsão, refletindo uma melhoria contínua da evolução da receita operacional
O custo por lugar, excluindo o combustível e em moeda constante, deverá estar alinhado com a previsão
Investimento na resiliência impulsiona a melhoria operacional
Lisboa, 6 de outubro de 2017 – A easyJet, líder europeia de transportes aéreos e na oferta ao consumidor, continuou a registar um crescimento do número de passageiros e da taxa de ocupação nos três meses que terminaram a 30 de setembro de 2017. O número de passageiros destes três meses atingiu um número recorde de 24.1 milhões levando a uma taxa de ocupação recorde de 95,6%. Os passageiros beneficiaram de baixas tarifas de verão em toda a rede, particularmente nos mercados de praia do Reino Unido. Isto reflete-se numa redução na receita por lugar em comparação com período homólogo, a uma moeda constante, de 3,7% durante o quarto trimestre e a uma redução de 1,4% no segundo semestre, que é ligeiramente melhor do que a previsão, devido a altas taxas de ocupação e à forte performance das receitas complementares.
A easyJet aumentou a sua capacidade em 8% no último trimestre, em comparação com o ano anterior, continuando a conquistar quota de mercado e posições de liderança nos principais aeroportos.
O custo por lugar, excluindo combustível a moeda constante, é expectável aumentar em cerca de 1% no conjunto do ano, estando alinhado com a previsão. O custo por lugar a moeda constante, incluindo combustível, é expectável decrescer em 4,4%. Espera-se que os custos não operacionais atinjam aproximadamente os £23 milhões1. A easyJet mantém-se muito focada nos custos e continua a registar melhorias estruturais, tais como acordos de maior duração com Aeroportos, relacionados com a capacidade. O investimento planeado em resiliência operacional nos meses de verão permitiu melhorias operacionais, especialmente no aeroporto de Gatwick.
Os movimentos cambiais resultaram num impacto líquido negativo no Grupo. Espera-se que os ajustamentos da taxa de câmbio tenham um impacto negativo de cerca de £100 milhões no lucro operacional antes de impostos em comparação com o ano fiscal que terminou a 30 de setembro de 2016.
Espera-se que o custo com combustível da easyJet, do ano fiscal que terminou a 30 de setembro de 2017, diminua entre £230 milhões e £235 milhões, em comparação com o ano fiscal que terminou a 30 de setembro de 2016.
Espera-se que o lucro operacional antes de impostos da easyJet esteja entre os £405 milhões e os £410 milhões de libras para o ano fiscal que terminou a 30 de setembro de 2017, enquadrando-se no limite superior do intervalo previsto.
O valor líquido no dia 30 de setembro de 2017 deverá ser de £357 milhões3, refletindo um contínuo e forte balanço à medida que a empresa inicia um ano de investimento significativo em novas aeronaves.
Outlook
A easyJet continua a ver o ambiente do mercado atual como uma oportunidade para construir e fortalecer sua posição estratégica a longo prazo. A easyJet planeia aumentar a sua capacidade em cerca de 6% para o ano fiscal que termina a 30 de setembro de 2018. Enquanto o impulso das receitas continuar a melhorar, esperamos uma pressão contínua sobre os rendimentos, refletindo o crescimento contínuo da capacidade do mercado, que atualmente se prevê que seja de cerca de 5% no primeiro trimestre.
Com base nos atuais preços dos combustíveis, os custos de combustível unitário para o ano até 30 de setembro de 2018 deverão beneficiar a easyJet entre £125 milhões e £145 milhões4 como resultado da posição favorável da companhia.
O impacto total das oscilações de câmbio esperado para o ano até 30 de setembro de 2018 é expectável que seja de cerca de £20 milhões5.
A easyJet vai divulgar os resultados anuais a 21 de novembro de 2017, altura em que fornecerá mais detalhes sobre o seu desempenho nos doze meses até 30 de setembro de 2017 e as perspetivas para o ano fiscal de 2018.
Carolyn McCall, CEO da easyJet, comentou:
“A easyJet terminou o ano com num ritmo positivo contínuo, apresentando um forte trimestre final e um forte segundo semestre. O número de passageiros e a taxa de ocupação no trimestre final estabeleceram novos recordes e o lucro do segundo semestre foi mais de £100m superior ao verão de 2016.
“O mercado continua a ser desafiante e a easyJet teve que absorver um impacto cambial significativo de £100 milhões no ano. No entanto, a easyJet continua a operar a rede mais forte da Europa e a atual turbulência no setor oferece à easyJet oportunidades para capitalizar a sua forte oferta ao consumidor e aumentar e fortalecer ainda mais nossas posições nos principais aeroportos da Europa.
“As nossas pessoas, como sempre, fizeram uma grande diferença, com uma abordagem centrada no cliente, onde quer que trabalhem. Este compromisso e atitude positiva para com nossos passageiros resultou no maior número e lealdade, de sempre, dos passageiros que voam connosco. O nosso lucro antes de impostos prevê-se que esteja entre £405 milhões e £410 milhões, o que representa um bom desempenho num mercado em rápida evolução e consolidação".
Os custos não operacionais estão em linha com o comunicado anterior: Venda e relocação (£16m), custos do Brexit (£2m), Revisão organizacional (£6m), Outros (£-1m)
O combustível unitário calculado como a diferença entre a estimativa mais recente do custo do combustível no ano fiscal 2017 menos o custo do combustível do ano fiscal 2016 por lugar, multiplicado pela capacidade no ano fiscal 2017
Excluindo dinheiro restrito de £7m
Assume um intervalo de comercialização de combustível de jato de entre $560/tonelada e $580/tonelada durante o ano
O impacto esperado das oscilações da taxa de câmbio de £20m assume a taxa de libras esterlinas contra o dólar norte-americano a 1,27, contra o euro a 1,11 e contra o franco suíço a 1,25
Fuel requirement
US Dollar requirement
Euro
surplus
CHF
surplus
Full year ending 30 September 2017
86%
86%
75%
89%
$611 / metric tonne
$1.49
€1.35
CHF1.39
Full year ending 30 September 2018
75%
73%
73%
80%
$514 / metric tonne
$1.36
€1.24
CHF1.31