O transporte de passageiros aumentou 10,8% para 22,3 milhões, impulsionado pelo aumento de capacidade de 9,5% para 24,0 milhões de lugares, e a taxa de ocupação aumentou 1,1 pontos percentuais para 93,1%.
A receita total por lugar aumentou 2,2% em moeda constante, melhor do que a orientação dada ao mercado e aumentou 5,9% em termos reportados para £ 57,78 por lugar. A receita total no trimestre aumentou 16,0% para £ 1.387 milhões, com um benefício significativo resultante do movimento da Páscoa para abril, de maiores taxas de ocupação, bem como uma melhoria da tendência subjacente no ambiente de negociação. Os melhoramentos contínuos na nossa proposta comercial e outras iniciativas de receita ajudaram a estimular as reservas e a impulsionar a receita ao longo do período.
A easyJet obteve um forte controlo de custos uma vez que o custo inicial por lugar, incluindo combustível, melhorou em 5,5% a moeda constante devido aos baixos preços dos combustíveis e a umforte desempenho no controlo de custos. Como antecipado, o custo inicial da easyJet por lugar, excluindo o combustível a moeda constante, aumentou 1,6% no trimestre, refletindo o investimento planeado na resiliência da operação e na melhoria das taxas de ocupação.
O desempenho operacional do trimestre melhorou à medida que o investimento em resiliência melhorou os rácios de pontualidade em toda a rede. Foi assinado um novo acordo de handling com a DHL em Gatwick, que será implementado a partir de novembro de 2017.
Continuação de um balanço sólido, com um valor de caixa líquido de £ 426 milhões a 30 de junho, e reafirmação da classificação de grau de investimento "BBB +" pela Standard & Poor's.
A easyJet recebeu a aprovação do Certificado de Operador Aéreo (COA) e da licença de operação da companhia aérea das autoridades da Áustria, garantindo a suas futuras operações na Europa.
A orientaçao de valor esperado de lucro antes de impostos para o exercício fiscal de 2017 num intervalo entre £ 380 milhões a £ 420 milhões.
Carolyn McCall, CEO da easyJet, comenta os resultados:
"A easyJet registou um forte desempenho no trimestre, em toda a empresa.
"O nosso crescimento orientado e disciplinado continua a fortalecer nossas posições de mercado e estamos a assistir a uma tendência de melhoria de receita. A nossa inovação permanente em produto e inovação digital está a gerar um crescimento de receita. O nosso controle de custo subjacente é forte, enquanto o investimento em resiliência está a fortalecer o nosso desempenho operacional.
"O COA europeu já foi atribuído e o primeiro vôo de uma aeronave da easyJet Europe acontece hoje. Isto significa que os direitos de tráfego na Europa estarão acautelados após a saída do Reino Unido da UE.
"Isto permitiu-nos melhorar a previsão de lucro antes de impostos anual e demonstra que após 18 meses de desafios externos, mais uma vez temos um forte impulso positivo".