easyJet celebra o dia mais feminino do ano com record europeu
No Dia Internacional da Mulher, a maioria dos passageiros da easyJet irão ouvir mais mulheres a bordo do que nunca
106 mulheres pilotos easyJet irão voar de 24 bases e estarão no controlo de mais de 250 voos, transportando cerca de 40 mil passageiros para centenas de destinos.
Seis tripulações totalmente femininas operarão 16 voos
A easyJet quer incentivar mais mulheres a tornarem-se pilotos e estabeleceu o objetivo de, até 2020, 20% dos seus novos pilotos serem mulheres.
Lisboa, 8 de março de 2018 - A easyJet, a companhia aérea líder da Europa, celebra o Dia Internacional da Mulher com o maior número de mulheres piloto a voar num só dia para a companhia – um record para qualquer companhia aérea europeia.
Com 106 mulheres pilotos na lista de hoje, 60% da tripulação feminina da easyJet encontra-se a celebrar este dia com a hastag #SheFlies para aumentar a consciencialização da Iniciativa Amy Johnson da companhia aérea, uma campanha que incentiva mais mulheres a seguir a carreira de piloto.
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, as mulheres pilotos da easyJet estão a voar de 24 bases de oito países, para centenas de destinos em toda a rede europeia da companhia aérea, sendo responsáveis por 25% do cronograma do dia, representando cerca de 45 mil passageiros transportados. Seis tripulantes femininas - uma capitã, primeiro oficial e quatro equipas de cabine feminina – irão voar entre Lisboa, Funchal, Bordeaux, Londres, Bolonha, Roma, Milão, Munique, Barcelona, Amsterdão e Agadir.
"A easyJet está super focada em encorajar cada vez mais mulheres a seguir esta profissão extremamente gratificante e acredito que não exista outra companhia aérea mais empenhada neste tema como nós. Desde o lançamento da iniciativa Amy Johnson, os nossos pilotos visitaram mais de 140 escolas com o objetivo de inspirar a próxima geração de mulheres pilotos”, afirmou David Morgan, Diretor de Operações de Voo da easyJet.
O Capitão David Morgan, diretor de operações de voo da easyJet, foi recentemente nomeado como "Agente de Mudanças" pela Management Today e pela Women's Business Council, por ter conduzido uma real transformação na easyJet e no setor de aviação através da iniciativa Amy Johnson Flying da companhia aérea.
"De acordo com o mais recente estudo da easyJet, a falta de modelos femininos é uma das razões fundamentais para que muitas meninas e mulheres não considerem uma carreira como piloto. Ter as nossas mulheres piloto a voar no Dia Internacional da Mulher proporcionar-lhes-á maior visibilidade e espero que inspire algumas meninas e mulheres a assumir esta carreira gratificante”, acrescenta David Morgan.
"Com cerca de 6% de pilotos do sexo feminino no total, a easyJet encontra-se acima da média global. Estamos a trabalhar arduamente para alcançar o objetivo de, até 2020, 20% dos nossos novos pilotos serem mulheres. Em 2017, o número de mulheres copiloto aumentou 48% e, portanto, estamos a caminhar na direção correta - dias como o Dia Internacional da Mulher, dá-nos a oportunidade de incentivar mais jovens a seguir a carreira de piloto", conclui.
Glenda Stone, diretora de parcerias para o Dia Internacional da Mulher, afirma que o facto de ter vindo a conhecer um número considerável de talentosas mulheres a escolher carreiras gratificantes no setor de aviação, é uma boa notícia. “Os modelos inspiradores, como as mulheres, são fundamentais para promover e influenciar as escolhas de carreira das meninas. A iniciativa Amy Johnson Flying de easyJet é um exemplo líder de ação tangível para abordar a igualdade de género. É fascinante ver a easyJet associar-se a diferentes grupos no mundo para apoiar o Dia Internacional da Mulher e #PressforProgress ".
Desde que foi lançada a Iniciativa Amy Johnson em 2015, os pilotos easyJet, tanto mulheres como homens, visitaram 140 escolas e faculdades para divulgar o perfil desta carreira.
A proporção atual de pilotos femininos também afeta as diferenças de remuneração de género da easyJet, que tem vindo a ser publicada voluntariamente pela companhia durante os últimos três anos consecutivos, que se encontra focada em corrigir, através da Iniciativa Amy Johnson.
Na generalidade, as diferenças de remuneração entre homens e mulheres na easyJet é fortemente influenciada pelo desequilíbrio de género existente na comunidade piloto da easyJet e em todo o setor de aviação comercial. Ainda assim, os salários dos pilotos da easyJet são coletivamente acordados e negociados com os sindicatos, o que significa que as taxas de pagamento são exatamente as mesmas para homens e mulheres.
FIM
Sobre a easyJet:
A easyJet é a companhia aérea europeia líder que oferece uma combinação única e vencedora das rotas que ligam os principais aeroportos europeus a preços acessíveis e com um serviço de qualidade.
A easyJet efetua as rotas mais populares, mais do que qualquer outra companhia aérea. Transporta mais de 81 milhões de passageiros por ano, dos quais mais de 13 milhões viajam em negócios. A easyJet opera mais de 280 aviões em mais de 890 rotas para mais de 140 aeroportos em 31 países. Mais de 300 milhões de europeus vivem a menos de uma hora de distância de um aeroporto onde a easyJet opera.
A easyJet procura ser uma boa cidadã, empregando colaboradores com contratos locais em sete países europeus, cumprindo as leis nacionais e reconhecendo os seus sindicatos. A companhia aérea apoia associações de solidariedade locais e tem uma parceria empresarial com a UNICEF, tendo já angariado mais de 10 milhões de libras para crianças com necessidade desde 2012.
A easyJet tem um profundo compromisso com a sustentabilidade, investindo em tecnologia de ponta, operando de forma eficiente e ocupando a maioria dos lugares. Desde 2000, a easyJet reduziu as emissões de carbono por passageiros, por quilómetro, em mais de 30%. O mais recente objetivo é uma redução de mais 10% a partir da performance de hoje até 2022 e uma melhoria de 38% desde 2000.
A inovação faz parte do ADN da easyJet - desde o seu lançamento há 20 anos, quando mudou a forma de viajar, ao liderar a indústria através de inovações a nível digital, web, de engenharia e de processos operacionais, tornando a viagem mais fácil e acessível para os seus passageiros.
Para mais informações, contactar:
Adagietto – 21 197 23 38
Diogo João, diogo.joao@adagietto.pt – 918 267 550