A 400ª aeronave Airbus – um A321neo – faz parte do plano de renovação e melhoria da frota da easyJet, um elemento importante do roteiro da companhia aérea para atingir as emissões líquidas zero;
Após uma entrega cerimonial nas instalações da Airbus em Hamburgo, a aeronave descolou-se para o seu voo inaugural até à base operacional e local de manutenção da easyJet em Berlim, onde será preparada para a entrada em serviço comercial;
Esta entrega histórica coincide com o 20º aniversário de operação da easyJet na Alemanha e é uma prova da parceria histórica da companhia aérea com a Airbus.
A easyJet e a Airbus assinalam hoje a sua parceria de sucesso de mais de 20 anos, ao receber o 400.º avião Airbus, um A321neo.
A cerimónia de entrega do mais recente avião da easyJet teve lugar em Finkenwerder – a fábrica da Airbus para o programa A320 em Hamburgo. A mais nova aquisição à frota apresenta um design de pintura especial, com o número 400 composto por aviões em miniatura.
O voo com partida de Hamburgo-Finkenwerder para o hangar de manutenção da easyJet no aeroporto de Berlim/Brandemburgo foi alimentado com 5% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), marcando a primeira utilização de SAF num serviço easyJet na Alemanha.
Desde a entrega do primeiro avião da família Airbus A320 à easyJet, há 20 anos, a companhia aérea estabeleceu-se como um dos maiores operadores mundiais de aviões da família A320 de corredor único da Airbus, atualmente com mais de 330 aeronaves ao serviço.
David Morgan, Diretor de Operações da easyJet, sublinha:
“Estamos muito satisfeitos por receber a nossa 400ª aeronave da Airbus, que também coincidiu com o nosso 20º aniversário de operação na Alemanha.
“À medida que continuamos o nosso programa de renovação da frota com aeronaves mais eficientes em termos de consumo de combustível e mais silenciosas da família A320neo, estamos orgulhosos de continuar a trabalhar com a Airbus e a CFM, que têm uma abordagem persistente ao nível da produção e sustentabilidade e continuam a ser parceiros fiáveis da easyJet.”
Benoit de Saint Exupéry, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves comerciais da Airbus, acrescenta:
“É uma marca do compromisso da easyJet minimizar o consumo de combustível e as emissões através da operação de aeronaves com a mais recente tecnologia, o facto de ter demorado pouco mais de 20 anos a entregar o seu 400º avião Airbus, com uma média impressionante de 20 novas entregas de aviões Airbus todos os anos, desde 2003.
O evento, que coincidiu com o 20º aniversário de operações da easyJet na Alemanha, surge após a recente confirmação dada pela companhia aérea de um pedido de 157 aeronaves adicionais da família A320neo. O pedido compreende 56 aeronaves A320neo e 101 A321neo e também inclui o aumento de um pedido existente de 35 A320neo para o A321neo maior.
Com mais de 10.350 pedidos e cerca de 3.200 entregues a mais de 130 clientes e operadores em todo o mundo, a Família A320neo é, até o momento, uma das famílias de aeronaves de corredor único mais vendidas no mundo.
Ao incorporar eficiências operacionais, incluindo motores de nova geração e Sharklets, a aeronave traz consigo uma redução de 50% do ruído na decolagem e pouso e até 15% de economia de combustível e redução de CO2 em comparação com aeronaves de corredor único da geração anterior.
Outras eficiências operacionais, incluindo a Otimização do Perfil de Descida (DPO) e a Abordagem de Descida Contínua (CDA)*, um software de poupança de combustível que a easyJet recentemente adaptou em toda a sua frota existente será padrão no 400º avião da companhia aérea, bem como na nova futura família A320 que a Airbus entregará à easyJet.”
*DPO e CDO em detalhe
A Otimização do Perfil de Descida (DPO) é uma iniciativa de economia de combustível que atualiza o Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) para permitir descidas consistentemente mais eficientes, permitindo que a aeronave permaneça na fase de cruzeiro por mais tempo e removendo o estágio de 'nivelamento' na parte inferior da descida, o que reduz as emissões de carbono. Enquanto a Abordagem de Descida Contínua (CDA) funciona em conjunto com o DPO para reduzir o ruído. Ajudará a easyJet a poupar até 88.6000 toneladas de CO2 por ano, permitindo trajetórias de descida mais otimizadas.
Para ver todas as fotografias da cerimónia carrega aqui.